Gespi Aeronáutica e Defesa Militar
 
+55 (12) 3941-1680
 
+55 (12) 99712-7210
NOTÍCIA
 
GESPI entrega lancha blindada Aruana para os Fuzileiros
 

 

Após mais de 1 ano de avaliação de um protótipo disponibilizado sem custo ao 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas (unidade dos Fuzileiros Navais subordinado ao 9º Distrito Naval), a GESPI implementou todas as adaptações solicitadas para atender a todos os tipos de operações que aquele Batalhão enfrenta no seu dia a dia, como patrulhamento fluvial, controle de área ribeirinha, transporte e desembarque de tropa, apoio logístico, embarque nos navios da Marinha, segurança e exercícios de treinamento. Com isso, a Gespi acaba de entregar mais uma lancha àquele Batalhão, dessa vez fruto de contrato assinado no início de 2018.
Assim, a Aruanã se torna a única lancha produzida no Brasil que comprovadamente atende a todos os requisitos para operação na região amazônica. A embarcação Aruanã fabricada pela empresa GESPI é uma plataforma multipropósito leve e rápida, podendo ser configurada e customizada conforme a necessidade de sua aplicação (resgate, patrulha, interceptação etc). Todo o projeto visa atender as peculiaridades do uso militar de lanchas rápidas nos rios da Amazônia.
 
O primeiro modelo (com 8m comprimento, dois motores de popa de 150hp, capacidade de 18 pessoas, suportes para armamento 7.62 e .50) foi cedido em agosto ao 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas (unidade dos Fuzileiros Navais) para avaliação.

Desde então, a embarcação vem sendo exaustivamente utilizada no patrulhamento fluvial, controle de área ribeirinha, transporte e desembarque de tropa, apoio logístico, segurança e exercícios de treinamento.
 
Além das operações cotidianas mencionadas, a Aruanã foi utilizada com sucesso nas operações BRACOLPER 2016¹, AdeRib 2016² e Operação Amazônia 2016³ .
 
A embarcação esteve exposta no Seminário Internacional de Operações na Selva (SIOPSELVA 2016) realizado em Manaus em novembro de 2016, onde pôde ser apresentada para representantes de diversos países participantes do evento, além da Polícia Federal e Exército Brasileiro.
 


A GESPI aposta no êxito desse produto, tendo em vista a versatilidade da lancha (já comprovada nas operações mencionadas), bem como a proposta de customização e modificação da embarcação para atender necessidades específicas de cada cliente, diferentemente do que acontece quando da aquisição de lanchas militares importadas.


 

As características que tornam a Aruanã uma lancha única são:

- Blindagem removível nível 3 (NIJ);
- Pode ser embarcada em todos os navios da Marinha do Brasil (requisito essencial para atender operações naquela região);
- Casco de alumínio reforçado com resina UHRR, que aumenta a resistência e durabilidade da embarcação;
- Facilidade para embarque/desembarque de tropa;
- Layout já adaptado para resgate;
- Alto poder de interceptação;
- Suportes para metralhadoras 7,62 nas laterais e .50 na proa.
 
Características básicas:

- Motorização: 02 motores de popa de 250hp ou superior;
- Boca: 2,5m;primento: 8m;
- Tripulação: 18 pessoas;
- Deslocamento carregado: 3 ton;
- Calado mínimo: 40cm.

A GESPI é uma Empresa Estratégica de Defesa (EED), conforme Portaria 249 do Ministério da Defesa de 30 de janeiro de 2015. Sediada em São José dos Campos, atua há mais de 40 anos no mercado onde desenvolve projetos e produtos especiais para a Indústria de Defesa, bem como oferece serviço de manutenção de equipamentos aeronáuticos para a aviação civil e militar.

 

Fonte:http://www.defesanet.com.br/bid/noticia/31247/GESPI-entrega-lancha-blindada-Aruana-para-os-Fuzileiros/

 
 
 
 
 
 
 
 
INFORMAÇÕES
ENDEREÇO MATRIZ
Rua Guaratinguetá, 55 - Vila Nair
CEP: 12231-120 - São José dos Campos/SP
   
HORÁRIO FUNCIONAMENTO
Segunda a quinta-feira
07h30 às 17h00
Sexta-feira
Das 07h30 às 12h00
   
ACESSO WEBMAIL
 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
1
GESPI entrega lancha blindada Aruana para os Fuzileiros

 

       
2
Marinha do Brasil adquire Lancha da empresa GESPI

       
Todos os direitos reservados - Gespi S/A 2014